10/02/2012

Nova data 16 Junho - Bike Paper - Inscrições Abertas




Regulamento
1) Organização
O Bike-Paper é uma organização do Bike Clube S.Brás.
A organização conta com o apoio da , FreeBike Loulé. Monte dos Marafados, Sport Café, Câmara Municipal S.Brás de Alportel, Construções Poente Laranja, Frutas Martinho, Federação Portuguesa Ciclismo e Associação Ciclismo do Algarve e outros patrocinadores do evento.
2) Objectivos
Contribuir para a divulgação e valorização da bicicleta como modo de transporte urbano;
Aproximar os cidadãos à vila, à cultura e aos valores locais;
Promover a consciência ambiental e o contacto com os espaços naturais e culturais da vila;
Partilha de momentos de boa disposição e de aprendizagem entre os participantes;
Sensibilizar a comunidade para a necessidade de prática de actividades de desporto e mudança de hábitos de locomoção utilizando a bicicleta para deslocações na Vila de S.Brás de Alportel.
3) Data, Hora e Local do evento
O Bike-paper realiza-se no dia 16 de Junho de 2012.
O início da actividade será às 15h junto ao Mostra-te SBA (Jardim da Verbena) em S.Brás de Alportel, pelo que todos os participantes deverão estar presentes no local às 15h00 para preparação da prova.
Cada equipa tem um máximo de 3 horas para terminar a prova.
4) Actividade
O Bike-Paper constitui uma actividade de recreio com a utilização da bicicleta, cuja utilização visa testar capacidade de orientação aos participantes e improviso às dificuldades impostas, segundo indicações prévias, ao mesmo tempo dar a conhecer novas perspectivas de sentir e viver a cidade.
Esta actividade permite aos participantes conhecer ou redescobrir detalhes e pormenores que fazem parte da identidade de S.Bras de Alportel, que se ignoram com as habituais viagens de automóvel, estabelecer contactos sociais e praticar desporto de forma agradável e saudável.
5) Destinatários
Todas as pessoas com idade igual ou superior a 16 anos.
Os menores de 16 anos devem participar sempre com um adulto ou encarregado de educação.
6) Inscrições
Limitado a 30 Equipas de 2 elementos cada;
As inscrições são de 15€ por equipa;
A inscrição é feita mediante formulário disponível em http://bcsbras.blogspot.com , ou
envio dos seguintes dados:
o Nome dos participantes;
o Chefe da equipa;
o Nome da Equipa;
o Nº de Bilhete de Identidade de cada participante, E-mail e
Telemóvel (de cada participante);
As informações devem ser enviadas para o e-mail: bcs.bras@gmail.com
A participação no evento implica a aceitação dos termos do presente regulamento;
As inscrições são numeradas, por ordem de recepção.
7) Concorrentes/Equipas
As equipas tem de ser constituídas por 2 elemento;
Cada equipa tem que designar um chefe de equipa;
As equipas deverão ter um nome criativo para a sua equipa;
Todas as equipas deverão possuir bicicleta, uma para cada elemento participante;
Obrigatório uso de capacete de protecção;
É aconselhado o uso de roupa desportiva;
8) Percurso em Bicicleta
Grau de dificuldade: Médio (+/- 20 Km);
O Bike-paper irá decorrer em estradas de asfalto, sendo que qualquer tipo de bicicleta pode percorrer o percurso na integra.
As provas a realizar nos locais de passagem abrangem situações e temas de
cultura geral, observação, descoberta e identificação do património local e natural,
educação ambiental e outros.
O percurso entre locais a visitar da responsabilidade da equipa, a partir da análise da carta de prova e pistas que vão sendo descobertas.
É obrigatório o cumprimento de todas as regras do código da estrada impostas aos velocípedes. A organização não se responsabiliza por qualquer consequência que resulte das infracções ao código por parte do participante, podendo ser a equipa desclassificada em caso de incumprimento das regras do trânsito.
9) Cartas de Prova
A carta de prova abordará as seguintes temáticas: cultura popular de S.Brás de Alportel,
património artístico, património ambiental e edificado, arquitectura, tradições, história local, personalidades, actividades radicais, charadas e desafios de cultura geral.
As cartas de prova serão entregues antes da partida.
A partida das equipas é dada a cada 2 minutos.
A carta de prova contém a descrição do percurso e é entregue também um passaporte de aventura onde constam um questionário com perguntas de observação e cultura geral.
Em pontos estratégicos, as equipas serão sujeitas a provas de perícia ou jogos
colectivos, servindo a sua realização para a descoberta do próximo local de paragem
obrigatória;
Em cada paragem definida como obrigatória, as equipas são desafiadas e testadas.
10) Avaliação e classificação
No início da actividade, cada equipa recebe um questionário que terá que ser
respondido ao longo do percurso, bem como algumas tarefas que teram de realizar;
Para o seu preenchimento as respostas podem ser encontradas nos locais de referência, outras relacionadas com o poder de observação e cultura geral dos elementos da equipa ou superação de provas de perícia ou jogos colectivos;
Cada “questão” da carta de prova não respondida correctamente acresce 2 minutos de penalização.
Cada “pista” não descoberta acresce 2 minutos de penalização.;
Cada “prova” não superada acresce 2 minutos de penalização.;
Cada “jogo colectivo” não realizado correctamente acresce 2 minutos de penalização.
Os membros da equipa deverão chegar ao mesmo tempo no final da prova.
Caso isso não se verifique as equipas serão penalizadas acresce 2 minutos de penalização.;
A classificação será atribuída em função do menor tempo gasto na resolução de todas as tarefas;
Contudo, em caso de empate ganha a equipa que se inscreveu primeiro.
11) Desclassificação
Exceder o tempo regulamentar da prova (3h);
Serão desclassificadas as equipas que não cumprirem o regulamento e/ou participarem de forma incorrecta;
Não acatar uma ordem dada por um elemento da organização, que diga respeito a segurança.
Podem ser desclassificadas as equipas que não cumprirem o código da estrada, controlados a qualquer momento pela organização.
12) Prémios
Lembranças de participação;
Prémios para a equipa vencedora;
13) Disposições finais
Compete à organização e ao júri avaliar e decidir sobre os casos omissos ao regulamento. O júri é soberano a dada a natureza recreativa do evento não haverá recurso da decisão.
A prova poderá sofrer ajustes em função das condições climáticas do dia de
realização de prova.
A data de realização de prova é sujeita a alteração em função do número de inscritos: mínimo de 10 equipas.
Os concorrentes comprometem-se a aceitar o presente regulamento.
Cada capitão de equipa, será informado por correio electrónico, até 48horas antes do início da actividade, sobre qualquer alteração a este regulamento e/ou sobre material ou instrumentos de medição necessários à equipa para realizar a actividade.
Cada elemento da equipa deverá apresentar-se com bicicleta e aconselha-se a utilização de capacete e mochila de hidratação e utilização de roupa e calçado prático.

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