Historia


O Bike Clube S.Brás  é um Clube fundado em S. Brás de Alportel no final de 2004, por jovens interessados em preencher os seus tempos livres, que estavam ligados a outra associação do concelho e que sentiram necessidade de progredir a modalidade, criando actividades desportivas, em especial dedicada ao mundo que engloba as bicicletas, contando actualmente com cerca de 150 sócios activos.
A organização e dinamização de actividades ocupacionais para os jovens, nomeadamente Ciclismo, B.T.T., Duatlo, triatlo e orientação em bicicleta, entre outras, sem qualquer fim lucrativo. Surgiu no primeiro ano do Bike Clube S.Brás, apenas com equipa de competição de Cross Country. Tendo desde logo obtido bons resultados.
Actualmente verifica-se que a dinâmica e a VIDA da modalidade deste desporto tem vindo a evoluir progressivamente, englobando várias actividades, onde movimenta muita gente, quer directa ou indirectamente.
No ano de 2005 o Bike Clube S.Brás iniciou-se na área da formação, pois esta área irá preencher sem duvida alguma a falta de jovens ciclistas para a pratica da modalidade em geral.
Temos na formação jovens atletas que se iniciam na pratica da modalidade a partir dos 8 anos de idade.  
No ano de 2006 o Bike Clube S.Brás começou a contar também com a vertente de Lazer, que dá oportunidade a quem não tem uma boa preparação para a pratica da modalidade de ciclismo, contando com cerca de 25 participantes nesta área.
No âmbito de abranger tudo o que diz respeito ao mundo do Ciclismo em geral, no ano de 2007, o Bike Clube S.Brás participou nas provas de Estrada com uma equipa de Ciclismo dando principal destaque ás atletas femininas, tendo conseguido ser neste mesmo ano Campeão Nacional por equipas na disciplina de BTT XCO.
 Em 2008 continuamos a apostar cada vez mais na vertente de ciclismo feminino, onde obtemos vários resultados de destaque conseguindo inclusive ter atletas na selecção principal.
Em 2009 a posta crescente, culmino com a participação em algumas das provas mais importantes do calendário mundial, tais como provas em França, Espanha e Itália, inclusive a participação na Volta à França para Femininas, tendo ganho tudo o que havia para ganhar a nível de ciclismo Feminino, obtendo o Titulo de Campeão Nacional por equipas em Ciclismo de estrada.
Em 2010 nova aposta surgiu desta vez na vertente de lazer de estrada o Cicloturismo, tendo mos tido uma primeira abordagem positiva, querendo no ano de 2011 fortalecer essa aposta, criando uma equipa para estar presente na grande maioria de eventos que existem no Algarve e Alentejo.